03/06/2015

Meu Primeiro Apartamento – A Escolha, Compra e a Entrega das Chaves!

Olá leitores (as)!

Tanto tempo queria começar escrever essa série de posts. Sim, será uma série de posts, onde pretendo compartilhar todas as quartas-feiras um assunto relacionamento ao meu primeiro apartamento: A compra, a espera, a reforma, mobilhar... enfim tudo, além de contar algumas dicas que aprendi na prática. Confesso que esse momento tem sido único, cansativo e ao mesmo tempo muito especial pra mim!

Eu e meu namorado, depois de um ano de namoro, decidimos que queríamos casar, e para isso precisávamos do nosso cantinho. Pensamos e pesquisamos por um tempo diversas opções: terreno, casa pronta, casa em condomínio fechado, apartamento  pronto e apartamento na planta, e escolhemos o último item, o apartamento na planta (As condições de negociação eram melhores que as anteriores, não precisávamos de algo pronto de imediato e logo ele atendia nossas necessidades).

Fechamos a compra do nosso apartamento na planta, depois de muito pesquisar em 2011. Pesquisamos de tudo um pouco, sobre a construtora, histórico de atrasos, acabamentos e obras anteriores. Apesar de temos escolhido uma construtora com índice de atraso baixo, mesmo assim o nosso atrasou 8 meses, a entrega estava prevista para 12/2013 e recebemos as chaves apenas em 08/2014. Devido o atraso a construtora pagou aos proprietários uma pequena multa contratual (apenas para conhecimento, via de regra, a construtora pode atrasar até 6 meses a obra, depois disso ela é obrigada a pagar uma multa por cada mês de atraso).

Meu Primeiro Apartamento
Fonte da imagem: Pinterest


Não sei nem como expressar a ansiedade que passamos nesses três anos esperando o imóvel ficar pronto para retirar as chaves, foram muitas idéias que vieram e passaram que até perdi as contas. Apesar de toda ansiedade, optamos por não comprar ou fechar  nada sem as chaves nas mãos, apenas pesquisamos algumas coisas, e começamos a fazer uma reserva de dinheiro para quando o imóvel ficasse pronto, pudéssemos fazer a reforma com mais tranqüilidade.

Quando o imóvel estava quase pronto, uns 5 meses antes da entrega, a construtora ligou e agendou a nossa vistoria. No dia e horário marcado fomos conhecer nosso apartamento pronto, nossa quanta ansiedade! Achei bem tranqüilo a vistoria, foi eu, meu namorado e meu pai, no momento identificamos apenas um problema na janela que estava emperrada e uma mangueirinha do vaso sanitário que estava vazando água, os problemas  foram resolvidos no momento da vistoria, o engenheiro que nos acompanhou, assim que identificamos os problemas, ele chamou uma equipe e já resolveram. Apesar de ter sido bem atenta nos procedimentos da vistoria, mesmo assim, depois já com as chaves nas mãos, identificamos alguns probleminhas... Mas nada grave, e com a reforma fomos resolvendo.

O financiamento foi pelo Banco do Brasil (Banco financiador do empreendimento) , acredito que essa etapa (fase do Repasse = Financiamento Imobiliário) é a fase que mais causa dor de cabeça e irrita os futuros moradores, devido a grande burocracia dos bancos para aprovação do crédito, são muito documentos solicitados e nem sempre temos todos de prontidão. No meu caso foi bem tranqüilo, pois já estava deixando tudo pronto há um tempinho.  

A entrega das chaves foi agendada pela construtora, fomos no dia e horário marcado, foi tudo bem pontual. É um momento único e muito alegre, sensação de realização. Sim, é a realização de um sonho!

Depois de toda a comemoração devido a posse das chaves, começamos a pensar o que fazer e por onde começar a reforma. Tive meus cinco minutos de desespero, pois veio aquela avalanche de idéias novamente e tudo o que precisava fazer, mas com muita calma, conversa e ajuda do meu pai (ele nos ajudou muito), conseguimos nos organizar e começar a reforma.

Gostou? Então não deixe de acompanhar os próximos posts sobre o apê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oii! Fiquei muito feliz com sua visita = )

Espero que tenha gostado e que volte sempre!

Deixe seu comentário e se tiver blog não esqueça de colocar também, para que eu possa visita-lo também!

Beiijos!


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©